É comum que para aprovação de projetos hidros sanitários a Vigilância Sanitária exija o teste de percolação do solo e a sondagem para determinação do nível do lençol freático.
Para comprovação dos serviços a vigilância solicita duas declarações que comprovem os resultados encontrados. As declarações são fornecidas pela vigilância sanitária do município onde é realizado o trabalho.
Em Florianópolis são disponibilizadas no site da vigilância. Você pode acessar as duas declarações clicando abaixo.
O ensaio de percolação tem como resultado o coeficiente de infiltração do solo. Esse coeficiente mede o quanto de água que infiltra no solo em determinado período de tempo. A sondagem para verificação do lençol freático ou profundidade de água verifica a qual profundidade há contato com águas subterrâneas.
Essas informações são importantes para a escolha do sistema de tratamento. Com elas o projetista responsável pelo projeto conseguirá decidir se irá utilizar um sumidouro, valas de infiltração, tanque anaeróbio, estação de tratamento ou outro.
A vigilância sanitária pede uma distância mínima entre o fundo do sistema de tratamento e a profundidade de água para garantir que as águas subterrâneas não sejam contaminadas. O coeficiente de infiltração serve para dimensionar, ou seja definir qual tamanho será o seu sistema.
Quando se tem todas essas informações e seu sistema é projetado corretamente a vigilância poderá aprovar seu projeto e assim você conseguirá o habite-se sanitário de sua edificação.
Seguindo essas orientações, realizando o teste de percolação do solo e determinando a profundidade do nível de água você terá um sistema que funcionará adequadamente e minimizará os impactos ao meio ambiente.